Curso | Workshop:

Conectando Estratégia e Execução

Usando o Balanced Scorecard como Ferramenta para Transformar Estratégias em Resultados

 

Pesquisas comprovam que a grande maioria das organizações não atinge os resultados prometidos nos seus planos estratégicos. A razão por trás dessa falha em geral não está na qualidade da estratégia e sim na capacidade da organização em executá-la.

O principal foco deste curso é mostrar na prática como implantar um sistema de gestão integrado e eficaz, baseado no Balanced Scorecard e em outras ferramentas de gestão, que garanta uma Execução diferenciada e totalmente conectada com as prioridades estratégicas da organização.

Durante o curso apresentamos vários casos de sucesso de grandes e pequenas organizações, entregamos em formato eletrônico diversos templates úteis e prontos para uso, e fazemos demonstrações de três ferramentas reais para gestão da estratégia, disponíveis atualmente no mercado.

 

"Duas regras básicas para ter sucesso na Execução da Estratégia: entender o ciclo de gestão que conecta estratégia e operações, e saber quais ferramentas usar em cada etapa desse ciclo.”

Robert Kaplan e David Norton

Criadores do “Balanced Scorecard”

Objetivo do Curso: Introduzir tomadores de decisão, líderes e gerentes de organizações aos conceitos e práticas mais atuais de gestão, de modo a garantir um bom alinhamento e controle entre visão, estratégias e execução tática, trazendo maiores resultados no curto e longo prazo. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a:

  • Construir o Mapa Estratégico e o Balanced Scorecard para sua organização com indicadores estratégicos nas 4 perspectivas: Financeira, Clientes, Processos Internos, e Aprendizado e Crescimento.

  • Avaliar e selecionar Iniciativas Estratégicas e vincular recursos e orçamento a elas.

  • Desdobrar e comunicar o Mapa Estratégico e o Balanced Scorecard para os diversos níveis da organização, indo até aos Objetivos Individuais de cada funcionário.

  • Elaborar e executar Planos Operacionais conectados com as Estratégias e com o orçamento.

  • Estruturar marcos de gestão e calendário de reuniões de acompanhamento da execução dos Planos Operacionais e seus respectivos indicadores Operacionais e Estratégicos.

Público alvo: Gestores de organizações de qualquer porte, em particular CEO e seu Time de Liderança (em geral subordinados diretos do CEO e/ou alta gerência), ou ainda profissionais que apoiam diretamente esse time na gestão da organização.

Formato: Curso ou Workshop - Apresentação de slides, ferramentas práticas, discussão de casos. No caso de Workshop, os participantes terão um papel ativo no desenvolvimento do Plano Estratégico para sua organização e respectivos departamentos, através de discussões dirigidas e preenchimento de diversos templates.

Duração:

  • Curso: 24 horas (3 dias)

  • Workshop: 40 horas (5 dias não consecutivos)

Conteúdo:

1.Introdução a um modelo de gestão que integra Estratégia e Execução – Aplicação de um modelo de gestão que garante excelência operacional e bons processos de governança para orquestrar Estratégia e Execução de forma efetiva e prática, traz os resultados desejados e leva a organização a atingir a sua visão.

2.Mobilização da Alta Administração – Alinhamento da Missão, Visão e Valores. Mobilização do Time de Liderança. Desenvolvimento de uma Agenda de Mudanças.

3. Desenvolvimento da Estratégia – Detalhamento e quantificação da Visão. Análise Interna e Externa. Projeção de Cenários e identificação de riscos. Construção de uma análise SWOT (Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças). Formulação da Estratégia.

4. Tradução da Estratégia – Construção do Mapa Estratégico. Priorização e definição das Iniciativas Estratégicas e seus respectivos Indicadores e Metas. Construção do Painel de Controle Corporativo (Balanced Scorecard). Análise dos investimentos necessários e definição das fontes de recursos para execução das Iniciativas.

5. Alinhamento da Organização com a Estratégia – Revisão da Estrutura Organizacional. Desdobramento e comunicação das estratégias através da construção de Painéis de Controle (BSC) para cada Unidade de Negócio ou Área Funcional da empresa, aproveitando sinergias, otimizando processos e garantindo foco nas prioridades estratégicas. Revisão dos Sistemas de Avaliação, Remuneração e Incentivos.

6. Planejamento da Operação – Conectando Estratégia e Operação. Melhoria dos processos chaves do negócio. Planejamento de Vendas, Marketing, Finanças, Produção, RH e outros. Planejamento de recursos e elaboração do Orçamento. Estabelecimento de Painéis de Controle Operacionais (por Iniciativa, Processo, etc.). Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso. 

7. Preparação para a Execução – Ajustes da Estrutura Organizacional. Kick-off e capacitação de funcionários. Negociação e estabelecimento de Quotas e Compromissos Individuais. Alocação de verbas por Iniciativa. Aplicação do conceito do 5º Trimestre. Análise de risco dos Fatores Críticos de Sucesso e estabelecimento de Planos Preventivos. 

8. Execução – Ritmo, foco e disciplina de Execução. Execução de Processos. Execução de Iniciativas.

9. Monitoramento e aprendizado – Estabelecimento do Modelo de Governança. Definição dos Marcos e Calendário de Gestão. Comitês Mensais de Gestão Operacional e Gestão Estratégica (Estratégia, Vendas, Produção, Finanças, Talentos, Marketing, etc.). Marcos Trimestrais/Semestrais de Gestão (Revisão de Negócios, Alinhamento de Funcionários, Reuniões de Conselho, Avaliações de Desempenho Individual). Pesquisa de Satisfação de Clientes. Pesquisa de Saúde Organizacional. Monitoramento de riscos dos Fatores Críticos de Sucesso (premissas de cenário e pontos críticos de execução). Ações Corretivas para todos os desvios encontrados.

10.Teste e Ajuste das Estratégias – Análise de Lucratividade e Retorno sobre Investimento por Iniciativa. Correlações entre Estratégias. Novas Estratégias ou melhoria das atuais a partir da Experiência com a Execução e o Aprendizado obtido. Reinício do ciclo. 

11. Papel do CEO e do Time de Liderança – O papel de cada um no Processo de Gestão Integrada. Liderança do Processo de Gestão Estratégica (Office of Strategy Management ou Unidade de Gestão da Estratégia). Criação e gestão de times multifuncionais. 

12. Conclusão – Discussões finais, feedback e encerramento.

Instrutor/Consultor: Carlos Ferreira.

© 2015 Stratica Desenvolvimento Gerencial e Consultoria

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now