Gestão Estratégica de TI

 

Com uma equipe altamente qualificada, a Stratica provê serviços de consultoria em Planejamento Estratégico e Governança de TI, nos seus diversos níveis de implementação.

 

Apoiamos empresas durante a construção de seus planos estratégicos e táticos, auxiliando a identificar como a tecnologia pode contribuir para atingir os seus objetivos de negócio.

 

Atuamos não apenas no planejamento, comunicação e gestão da visão estratégica, mas também acompanhamos a execução dos planos desenvolvidos e monitoramos as iniciativas implantadas para verificar o cumprimento das metas estabelecidas.

Analisamos os Objetivos Estratégicos da Organização e fazemos o desdobramento dos Objetivos Estratégicos de TI para a sua consecução, o que chamamos de Alinhamento Estratégico:

Desenvolvemos projetos para empresas que buscam endereçar os principais Drivers que norteiam uma boa administração de TI e que atendam os seus requisitos estratégicos, tais como: Adequação dos Custos de TI, Atendimento às Conformidades Regulatórias e de Segurança, Alinhamento dos Objetivos de TI com os do Negócio, etc. Seja qual for o objetivo, atuamos diretamente na otimização de recursos, avaliação e gestão de riscos, implantação de melhores práticas com a finalidade de implantar um modelo sólido e atualizado, promover controle, e trazer transparência e agilidade.

A partir de objetivos e estratégias de negócios de curto, médio e longo prazos, derivam-se iniciativas de TI, as quais são transformadas em projetos e serviços.

 

O Planejamento Estratégico de TI consiste no principal produto do processo de Alinhamento Estratégico:

Ao revisarmos os Objetivos Estratégicos da Organização derivamos a Visão Estratégica de TI.

Para tanto, temos um time especializado nas melhores práticas em Planejamento Estratégico, incluindo Balance Scorecard, COBIT, Canvas, entre outras.

 

Para uma abordagem Ágil, para empresas que buscam endereçar aspectos Táticos de TI, adotamos o RAS – Rapid Assessment, trazendo de forma rápida os principais focos de Ação:

RAS – RAPID ASSESSMENT – ETAPA 1

Identificamos os Processos Críticos que requerem uma Ação imediata:

A partir do Heat Map selecionamos os processos de mais alto impacto para atingimento de objetivos Táticos de TI.

RAS – RAPID ASSESSMENT – ETAPA 2

Já na segunda etapa trabalhamos com os Processos Críticos de forma a prioriza-los e definirmos as Ações, em forma de Projetos, Serviços ou Iniciativas que permitirão trazer o ganho de valor a área de TI quando da sua Execução, na ETAPA 3.

RAS – RAPID ASSESSMENT – ETAPA 3

Exemplo de Implementação da Gestão de Portfolio seguindo o padrão do PMI:

Compreender conceitos para aplicação na Gestão Estratégica de TI e adaptá-los para a realidade corporativa estão entre os principais desafios das companhias. A Stratica possui profissionais experientes na integração de processos e na implantação de mecanismos que propiciam melhor visibilidade do uso dos recursos de TI em prol do negócio. Ou seja, a Stratica aporta conhecimento sobre modelos, benchmarks e melhores práticas de mercado, além de implantar ferramentas para sua operacionalização.

Nosso time é responsável pela manutenção de uma base de conhecimento de melhores práticas nos mais diversos padrões reconhecidos no mercado de TI, tais como Balance Scorecard, PMI, CMMI-SW, CMMI-AM, ITIL, ISO 9001/2000, eSCM, OPM3, Six Sigma, SCRUM, além das práticas sobre controles internos tais como Sarbanes-Oxley (SOX), Basiléia II etc.